A sua empresa já emite Facturas Electrónicas?

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Neste momento já é possível emitir facturas electrónicas no GICA Evolution. Para o efeito, a 2Soft estabeleceu uma parceria com a DigitalSign no sentido de simplificar o processo de integração e oferecer condições de adesão mais vantajosas a todos os clientes e parceiros que pretendam aderir a este serviço.
Assim, caso pretenda implementar a facturação electrónica na sua empresa deverá contactar a 2Soft ou o seu parceiro de referência.

O que é uma Factura Electrónica?

De acordo com a Diretiva 2014/55/EU, que determina a obrigatoriedade de facturação eletrónica nos contratos públicos, a factura eletrónica é “uma factura que foi emitida, transmitida e recebida num formato eletrónico estruturado que permite o seu processamento automático e eletrónico”.
Na prática, é um PDF ou ficheiro estruturado (definido por um standard europeu) que é assinado por uma entidade certificadora (com um conjunto de dígitos e caracteres embebidos no ficheiro) que atesta a sua fidedignidade.
Ou seja, um simples documento PDF sem esta assinatura digital não pode ser considerado no âmbito desta directiva comunitária de eInvoicing.

Exemplos de documentos que NÃO são considerados legalmente válidos:

  • Facturas não-estruturadas emitidas em PDF ou Word;
  • Imagens de facturas, em formato .jpg, .tiff ou outros;
  • Facturas não-estruturadas em HTML, numa página Web ou num e-mail;
  • OCR – Optical Character Recognition (digitalização de facturas em papel);
  • Facturas em papel enviadas como imagens, via fax;
  • Facturas integradas electronicamente no sistema do cliente que não sigam o modelo standard aprovado pela Comissão Europeia.

Quem deve implementar a Facturação Electrónica?

A facturação electrónica é obrigatória para todas as entidades com relação contratual ao setor público.
Além disso, sabe-se que algumas empresas privadas também já estão a recusar facturas em formato de papel, aceitando apenas facturas electrónicas, pelo que os seus fornecedores também deverão proceder à implementação deste sistema.

Prazos de adopção da Factura Eletrónica

A facturação eletrónica nos contratos públicos é obrigatória desde o início de 2019 e, dentro em breve, estará implementada em todas as empresas relacionadas com o setor público. Ou seja, até ao final de 2021 todas as organizações que operem no âmbito da contratação pública devem, obrigatoriamente, emitir facturas eletrónicas em conformidade com a Directiva Europeia 2014/55/EU.
Os prazos estabelecidos pelo artigo 2.º do Decreto-Lei n.º 123/2018, de 28 de dezembro, foram no entanto prorrogados pelo Decreto-Lei n.º 14-A/2020, de 7 de abril, no âmbito das medidas excecionais aprovadas no contexto da pandemia.

Assim, os novos prazos de adesão à Facturação Electrónica são:

  • Até 30 de Dezembro de 2020 para grandes empresas;
  • Até 30 de Junho de 2021 para pequenas e médias empresas (PME);
  • Até 31 de Dezembro de 2021 para microempresas;

COVID-19: Plano de Contingência

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Estimados Clientes,

Na sequência do surto epidémico de COVID-19 e considerando a crescente preocupação de Saúde Pública na contenção do risco associado à sua propagação, a 2Soft vem por este meio informar os seus parceiros, clientes, colaboradores e stakeholders que irá activar a partir de amanhã (13 de março) e por tempo indeterminado, um plano de contingência de acordo com as orientações do Ministério da Saúde e da Direcção-Geral da Saúde.

Estas medidas de contingência visam:

  • O encerramento das instalações em Lisboa e Aveiro;
  • O recurso ao teletrabalho por parte das equipas de Desenvolvimento e Suporte;
  • A salvaguarda do regular funcionamento do Helpdesk, através dos canais habituais: privilegiando a plataforma helpdesk.2soft.pt, por e-mail (helpdesk@2soft.pt) ou por telefone através dos contactos +351234087680 e +351912560288.

Estas medidas, de carácter preventivo, visam a manutenção integral da capacidade de resposta da 2Soft aos seus clientes e parceiros, salvaguardando a protecção da saúde dos colaboradores e de quem nos rodeia. Informamos também que neste momento não existe qualquer suspeita ou caso confirmado no seio da organização.

Lisboa, 12 de Março de 2020
A Administração da 2 Soft - Equipamentos Informáticos, Lda.

Boas Festas

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Estimados Clientes,

A 2Soft e a sua equipa desejam-lhe um Feliz Natal e um próspero ano de 2020.

Informamos também que estaremos encerrados no próximo dia 20 de Dezembro.

Pedimos desculpa pelos incómodos causados e lembramos que para efeitos de assistência técnica tem à sua disposição a nossa plataforma 2Soft Helpdesk para onde devem ser encaminhados os pedidos.

Festividades de Carnaval

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Estimados Clientes,

Informamos que a 2Soft estará encerrada no próximo dia 5 de Março de 2019.

Pedimos desculpa pelos incómodos causados e lembramos que para efeitos de assistência técnica tem à sua disposição a nossa plataforma 2Soft Helpdesk para onde devem ser encaminhados os pedidos.

A 2Soft já está preparada para o RGPD. E a sua empresa?

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O novo Regulamento Geral de Protecção de Dados (RGPD) entra em vigor a 25 de Maio de 2018.

Conheça a nossa nova política de privacidade (nos termos deste novo regulamento) e o Compliance Kit que criámos para ajudar a cumprir com esta nova regulamentação através do microsite que criámos para o efeito.

Relembramos que para qualquer escalercimento estamos também disponíveis através do e-mail helpdesk@2soft.pt ou do telefone +351 234 087 680 nos seguintes horários:
Segunda-feira - das 09H30 às 13H00 e das 14h30 às 18H30;
De Terça a Sexta-feira - das 09H00 às 13H00 e das 14h30 às 18H30.

Novo Certificado Público AT

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Informamos que a última versão do GICA já inclui o novo certificado público da Autoridade Tributária (AT). O actual certificado, que expira no próximo dia 18 de Novembro, permite o envio de documentos obrigatórios (tais como faturas, guias de transporte e outros) via webservice através do GICA. A partir desta data os clientes que pretenderem utilizar esta funcionalidade têm obrigatoriamente de ter o software actualizado para a última versão.

Por favor verifique o seu contrato de manutenção ou plano de actualizações e se necessário entre em contacto connosco para geral@2soft.pt.

2Soft Medical chega ao Portia IMS

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O módulo mais aguardado chegou ao Portia IMS. Venha conhecer o 2Soft Medical: a ferramenta que pode ajudá-lo a salvar vidas!

Saiba mais aqui.

Festividades de Carnaval

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Estimados Clientes,

Informamos que a 2Soft estará encerrada no próximo dia 13 de Fevereiro de 2018.

Pedimos desculpa pelos incómodos causados e lembramos que para efeitos de assistência técnica tem à sua disposição a nossa plataforma 2Soft Helpdesk para onde devem ser encaminhados os pedidos.

Alteração nos Prazos para Comunicação de Faturas

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De acordo com o Orçamento do Estado para 2017 a comunicação à Autoridade Tributária e Aduaneira dos elementos das faturas emitidas e dos elementos dos documentos de conferência de entrega de mercadorias ou da prestação de serviços deverá ser efetuada até ao 20º dia do mês seguinte ao da emissão da fatura (ao invés do 25º dia).

Estão em causa “os elementos das faturas emitidas nos termos do Código do IVA” e todos “os elementos dos documentos de conferência de entrega de mercadorias ou da prestação de serviços”, quer sejam entregues por via eletrónica, através do ficheiro SAF-T ou por via da inserção directa no Portal das Finanças (para quem se encontra dispensado de ter equipamentos de faturação).

Alterações ao ficheiro SAF-T (PT) 2017

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A publicação da Portaria nº302/2016, de 2 de Dezembro, no Diário da República n.º 231/2016, Série I, veio aprovar alterações ao ficheiro SAF-T (PT), com o objectivo de melhorar a qualidade da informação relativa à facturação.

O que traz de novo esta portaria? Uma nova estrutura do ficheiro SAF-T-PT (versão 1.04), que inclui uma nova tabela de Taxonomia. Esta alteração entrará em vigor no dia 1 de Julho de 2017.

Já disponível nas versões actuais do Gica Evolution.

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ASSISTÊNCIA / SUPORTE

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